Ministro da Saúde inaugurou Hospital Vila Franca de Xira

O Hospital Vila Franca de Xira foi inaugurado pelo Ministro da Saúde, Paulo Macedo, numa cerimónia em que estiveram presentes o Presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde, Salvador de Mello, e autarcas dos cinco concelhos servidos pela nova estrutura.

Em funcionamento desde o início de Abril, o novo Hospital veio aumentar o acesso à saúde das populações de Vila Franca de Xira, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente, e também permitir uma melhoria muito sensível dos cuidados de saúde prestados.

Com a entrada em funcionamento da nova gestão, em Junho de 2011, foram disponibilizadas novas especialidades – oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia e neurologia -, a que se vieram juntar, já nas novas instalações, a psiquiatria e a infecciologia. O Hospital dispõe também de novo e moderno equipamento, por exemplo, no Bloco Operatório e nos Cuidados Intensivos, mas também em meios de diagnóstico.

Em resultado dessas melhorias, o primeiro quadrimestre de 2013 apresentou um crescimento de 56% nas consultas face ao mesmo período de 2011, sendo que o tempo médio de espera é agora de 50 dias, quando em 2011 era de 84 dias.

Também nas cirurgias programadas se registou uma evolução notável: nos primeiros quatro meses de 2013 realizaram-se mais do dobro das operações registadas no mesmo período de 2011.

Desde Junho de 2011, o Hospital Vila Franca de Xira reforçou o seu quadro de profissionais, tendo contratado 189 colaboradores, mais de metade deles médicos e enfermeiros.

O Hospital participa nos vários estudos realizados por entidades oficiais, tendo obtido excelentes resultados no SINAS – é dos poucos hospitais a nível nacional a obter classificação máxima (três estrelas) em três áreas -, tendo obtido resultados também muito bons no recente estudo de benchmarking da ACSS, nomeadamente na cirurgia de ambulatório, em que é um dos hospitais com melhor classificação.

O Hospital Vila Franca de Xira é um hospital do Serviço Nacional de Saúde gerido pela José de Mello Saúde em regime de parceria público privada.

 

Discurso do Presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde.

22-05-2013