Apresentação do livro  “70 anos de Excelência Clínica”

A Academia CUF apresentou ontem o livro “70 Anos – Excelência Clínica” numa cerimónia que teve lugar na Sala de Actos da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. 

A cerimónia contou com a presença de António Rendas, Reitor da Universidade Nova de Lisboa – que fez a apresentação do livro –, assim como de Salvador de Mello, Presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde.

Salvador de Mello, presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde, explica que “como é do conhecimento académico, a redação e publicação de artigos é sempre um desafio e um indicador de competência científica – e daí que tenhamos decidido divulgar através deste livro 70 casos clínicos de relevância, que testemunham também o estado atual de diferenciação das várias unidades José de Mello Saúde.” 

O livro faz a compilação de casos clínicos antigos, analisados à luz dos conhecimentos da medicina atual, assim como um vasto número de casos clínicos recentes, com o lema “70 anos, 70 casos a celebrar o investimento em saber, conhecimento, boas práticas e inovação”. A primeira parte é composta por artigos clínicos da década de 40 e 50 do século XX, publicados na revista Gazeta Médica, criada há 70 anos pelos médicos do Hospital da CUF, atual Hospital CUF Infante Santo.

Alguns dos casos publicados são agora comentados por médicos da José de Mello Saúde à luz dos conhecimentos atuais. Na segunda parte do livro – e para celebrar 70 anos de investimento em saber, conhecimento, boas práticas e inovação da José de Mello Saúde – foram selecionados 70 casos clínicos recentes de todas as unidades do grupo e de diferentes áreas de especialidade.

 


João Paço, Jaime Branco, Salvador de Mello, Piedade Sande Lemos e António Rendas

 

 

27 de janeiro de 2016