CUF Infante Santo com ensino universitário de Gastrenterologia

hospital cuf infante santo

 

 

 

 

 

 

 

 

O hospital CUF Infante Santo, a primeira unidade hospitalar privada em Portugal a incorporar a regência, desde o passado ano lectivo, de uma unidade curricular de formação superior – Otorrinolaringologia, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa – passa a leccionar também, a partir do ano lectivo de 2012-2013, o ensino de Gastrenterologia, integrada na unidade curricular de Medicina II, uma das disciplinas do plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina ministrado pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM).
O Prof. Doutor Jorge Canena, gastrenterologista do hospital CUF Infante Santo, responsável pelo ensino desta área da unidade curricular refere ser “fundamental que o ensino universitário entre nas instituições privadas, em especial nas unidades de excelência que procuram disponibilizar aos seus doentes o melhor que a medicina pode oferecer, mas também a credibilidade científica e a participação na formação médica”. O especialista acrescenta ainda que “para o Centro de Gastrenterologia do hospital CUF Infante Santo é um orgulho poder contribuir para a formação destes jovens que serão os futuros médicos do país”.
O ensino prático de gastrenterologia decorre, todos os dias, organizado num sistema rotativo de blocos semanais de grupos de 5-10 alunos, em dois locais do hospital CUF Infante Santo. Nas instalações do Piso 3, onde os alunos encontram disponíveis todas as facilidades de instalações e meios audiovisuais, e no moderno Centro de Gastrenterologia da unidade hospitalar. Este Centro, dirigido pelo Dr. Manuel Liberato e inaugurado em 2006, está dotado de excelentes condições humanas e de material técnico, foi recentemente adaptado, de forma a poder receber os alunos da FCM.
“A instituição está totalmente comprometida com o ensino e tem sentido da parte de todos, nomeadamente da direção clínica, de toda a direção de produção, do administrador delegado, Dr. Inácio de Almeida e Brito, do conselho de administração e do presidente do grupo, o Dr. Salvador de Mello, forte apoio e empenho para que o ensino universitário seja uma imagem de marca do grupo e uma aposta para o presente e futuro”, refere ainda Jorge Canena.
Além do Centro de Gastrenterologia do hospital CUF Infante Santo, os cerca de 250 alunos do Mestrado Integrado em Medicina (antigo curso de Medicina), têm aulas práticas no Serviço de Gastrenterologia do Hospital dos Capuchos – Centro Hospitalar Lisboa Central.
A Gastrenterologia é uma especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho digestivo. Uma das vertentes da Gastrenterologia é a Endoscopia Digestiva, que está fortemente desenvolvida no Centro de Gastrenterologia do hospital CUF Infante Santo, o qual oferece uma vasta gama de exames endoscópicos diagnósticos e terapêuticos.
O hospital CUF Infante Santo, uma unidade da José de Mello Saúde, está na vanguarda da prestação dos cuidados de saúde e é uma referência de qualidade de cuidados hospitalares privados, em Portugal, com uma vasta oferta de serviços.
A José de Mello Saúde assume a promoção do ensino como uma prioridade, sendo a participação no ensino pré-graduado uma dos seus grandes eixos de desenvolvimento, em aplicação de um Protocolo celebrado, em 2008, com a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

22-10-2012