José de Mello Saúde atribui bolsa no valor de 12.500 euros a jovem investigadora

A Bolsa D. Manuel de Mello 2014 foi atribuída hoje à candidatura "Neuroadaptation After Cataract Surger", apresentada por Andreia de Faria Martins Rosa, oftalmologista e estudante de Doutoramento da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, que foi a vencedora entre 47 candidatos.

A bolsa, com o valor de 12.500 euros, destina-se a premiar jovens médicos, até aos 35 anos, que desenvolvam projectos de investigação clínica, individualmente ou integrados em equipas, no âmbito das Unidades de Investigação e Desenvolvimento das faculdades de Medicina portuguesas.

A cerimónia de entrega da bolsa teve lugar esta quarta-feira, dia 4 de Março, na sede da José de Mello Saúde em Carnaxide. Salvador de Mello, presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde, afirma que a Bolsa D. Manuel de Mello 2014 “pretende ser um prémio e um incentivo às melhores práticas de investigação e aos melhores profissionais de Saúde, de acordo com princípios de excelência em que sempre apostámos”.

Já a oftalmologista Andreia de Faria Martins Rosa, afirma: “a atribuição da bolsa D. Manuel de Mello permitir-me-á prosseguir com o meu trabalho de investigação, cujo objetivo é compreender a forma como o cérebro se adapta à visão após a cirurgia de catarata, em especial com as mais recentes lentes intraoculares premium.” 

O projecto “Neuroadaptation After Cataract Surgery” agora premiado pretende responder a uma questão clínica extremamente relevante: quais os mecanismos cerebrais que explicam a adaptação à forma como se vê após cirurgia de catarata, em particular com as mais recentes lentes intraoculares. Trata-se de uma abordagem completamente inovadora a uma questão de enorme relevância, dado que é necessário realizar cirurgias oftalmológicas subsequentes para remover algumas lentes intraoculares em 4 a 12% dos doentes, tendo assim este projecto uma aplicabilidade clínica directa.

Andreia de Faria Martins Rosa licenciou-se em Medicina na Universidade de Coimbra com a melhor média do seu ano de curso. É autora de diversas publicações científicas em revistas e congressos nacionais e internacionais, foi já distinguida com oito prémios e quatro bolsas e é membro de várias sociedades científicas. Presentemente exerce actividade nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Salvador de Mello, Presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde, Andreia Rosa, médica vencedora da Bolsa D. Manuel de Mello 2014, António Vitorino, Conselho Consultivo da Fundação Amélia de Mello, Maria Amélia Bleck, Conselho de Administração dos Hospitais CUF e Joaquim Murta, Director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

 

04-03-2015