Qualidade

 

A José de Mello Saúde assume a Qualidade como um vetor distintivo na prestação de cuidados de saúde e, nesse sentido, aplica nas suas unidades um modelo de gestão clínica assente na monitorização e avaliação de um vasto conjunto de indicadores.

 

Nesse sentido, tem sido incrementada a atividade da codificação da prestação clínica nas unidades da rede CUF, tendo sido esta atividade acompanhada por uma política ativa de desenvolvimento e utilização do processo clínico eletrónico e da captação de registos clínicos. Este investimento permitiu alinhar a informação disponível nas unidades de perfil privado e público privado, possibilitando a fundação de um sistema de informação de gestão clínica. Com este sistema o desempenho registado é submetido à avaliação externa e à comparação com organizações de perfil clínico paralelo através de ferramentas de avaliação, auditoria e benchmarking clínico.

Logo SINAS

 

A José de Mello Saúde tem vindo a intensificar a sua participação no Programa SINAS – Sistema Nacional de Avaliação em Saúde, para a área hospitalar, regulado pela Entidade Reguladora da Saúde, com a gestão da integração das unidades Hospital CUF Descobertas, Hospital CUF Infante Santo, Hospital CUF Porto, Hospital CUF Cascais, Hospital CUF Torres Vedras, Hospital de Braga e Hospital Vila Franca de Xira.

 

A participação das unidades José de Mello Saúde é efetiva em todas as cinco dimensões do SINAS em avaliação: segurança do doente, focalização no utente, instalações e conforto, satisfação do cliente e excelência clínica. Em todas estas dimensões as unidades da José de Mello Saúde obtiveram estrela, o que significa que cumprem com todos os parâmetros de qualidade exigidos.

 

A José de Mello Saúde é o único grupo de prestação de cuidados de saúde em Portugal que participa com todas as unidades na avaliação SINAS e em que todas as unidades obtêm 5 estrelas.


  

De salientar ainda que todas as unidades CUF registaram nota máxima do rating nos parâmetros Segurança do Doente e Focalização no Utente, pilares essenciais para a evidência da Qualidade Clínica na prestação de cuidados de saúde.

No capítulo do Benchmarking, a José de Mello Saúde também aderiu ao modelo de obtenção e comparação de resultados clínicos IAmetrics para o universo das suas unidades hospitalares: Hospital de Braga, Hospital CUF Descobertas, Hospital CUF Infante Santo, Hospital Vila Franca de Xira, Hospital CUF Porto, Hospital CUF Torres Vedras e Hospital CUF Cascais. Este modelo promove a produção e comparação de indicadores de qualidade e exaustividade de registo, de eficiência e de qualidade da prestação de cuidados.
 

Segurança do Doente

Não há qualidade clínica sem segurança do doente. Fiel a esta lógica a José de Mello Saúde manteve e consolidou a sua aposta no desenvolvimento deste primado, com base nas seguintes linhas de atuação:

• Desenvolvimento de uma cultura de segurança, através da interpretação de campanhas de comunicação sobre as temáticas chave da segurança do doente patrocinadas pela Organização Mundial de Saúde;

• Criação de uma estrutura transversal na organização, o Programa da Segurança na Saúde, responsável por definir a estratégia de atuação nesta matéria;

• Implementação de uma estratégia de atuação assente na melhoria contínua e que parte das evidências criadas pelo Registo de Eventos Adversos, numa ferramenta eletrónica disponível em todo o universo José de Mello Saúde;

• Obtenção de indicadores de resultados relativos às áreas de controlo de infeção e gestão do risco.

 

No sentido do estabelecimento de políticas e linhas de ação comuns para a área da Gestão do Risco, a José de Mello Saúde utiliza o mesmo software de gestão de risco nas Unidades – HER+ Health Event Risk Management – o que permite analisar, em cada Unidade e também ao nível corporativo, o reporte de eventos adversos.

 

Com a informação gerada por este sistema é alimentado e desenvolvido o processo de melhoria contínua, com o objetivo claro de elevar as metas atingidas na área da Segurança dos Doentes.