Certificação e Acreditação

Prosseguindo o objetivo estratégico traduzido no compromisso estabelecido na Política da Qualidade, Ambiente e Segurança da José de Mello Saúde, as Unidades do Grupo têm vindo a alcançar com sucesso a obtenção da Certificação e/ou Acreditação dos seus sistemas de gestão da qualidade.

As unidades CUF são certificadas pela norma NP EN ISO 9001, na total abrangência dos seus serviços de prestação de cuidados de saúde.

A certificação na totalidade de uma unidade de saúde foi obtida, pela primeira vez em Portugal, pelas unidades da Rede CUF.

O Hospital CUF Infante Santo e o Hospital CUF Descobertas são unidades certificadas desde 2007, o Hospital CUF Cascais e CUF Torres Vedras desde 2009 e o Hospital CUF Porto desde 2012.

A entidade certificadora das unidades CUF é a SGS ICS – International Certification Services

 
 
 

Hospital de Braga tem um sistema de gestão da qualidade reconhecido externamente através da obtenção da acreditação CHKS na totalidade dos seus serviços de prestação de cuidados de saúde e da certificação ISO 9001, para os serviços de suporte.

A reacreditação CHKS e certificação ISO foram obtidas em novembro de 2012, já nas novas instalações do Hospital de Braga.

O Hospital de Braga tem também a certificação ambiental, pelo referencial ISO 14001, no âmbito do seu sistema de gestão ambiental, reconhecimento este obtido em novembro de 2012.

Hospital de Braga foi a segunda unidade hospitalar em Portugal, e a primeira no norte do país, a obter este reconhecimento.

 

O Hospital Vila Franca de Xira segue uma gestão com base em normas internacionais que permitem evidenciar o empenho que tem  para com a melhoria contínua, enquanto ferramenta fundamental para a satisfação das necessidades e expectativas dos utentes, assegurando, ao mesmo tempo, a criação de valor para a organização.​

Assim, encontra-se acreditado, desde outubro 2014, segundo a 5ª Edição da Joint Commission International (JCI), avaliação na qual, foram analisados mais de mil parâmetros e cerca de 300 padrões de excelência, focados na qualidade da prestação de cuidados e segurança do doente em serviços clínicos e não clínicos. 

O Hospital Vila Franca de Xira tem ainda serviços certificados segundo a norma EN ISO 9001:2008, Sistemas de Gestão da Qualidade, encontrando-se certificado

 ambientalmente, segundo a norma EN ISO 14001:2012, desde janeiro de 2014.