Testemunhos e Edições Anteriores

Edição de 2016/2017 do Programa +Talento

Na edição deste ano a José de Mello Saúde recebeu cerca de 900 candidaturas de jovens com formação nas principais Universidades do país, tendo escolhido 63 candidatos para realização da prova de grupo. Destes, 24 passaram à fase de entrevista e 10 tiveram a oportunidade de fazer uma apresentação a um júri constituído por Diretores e Administradores das Unidades. 

Os sete trainees escolhidos desenvolverão um estágio de um ano, estruturado em dois períodos específicos, com duração de seis meses cada e terão oportunidade de conhecer diferentes realidades funcionais do negócio, passando por Direcções com foco operacional distinto. Ao longo deste ano caberá ao grupo de trainees desenvolver o “projecto + talento”, um trabalho de grupo multidisciplinar que, no fim do período de estágio, será apresentado à Comissão Executiva da José de Mello Saúde.

Para cada um dos oito trainees foi nomeado um mentor interno, que irá acompanhá-lo ao longo do seu estágio e terá a responsabilidade de o integrar e orientar ao longo deste ano.     

Partilhamos o vídeo que resume o primeiro dia de integração do grupo de trainees e mentores da edição de 2015/2016:

 

Testemunhos da edição de 2015/2016

Ana Filipa Marques, 23 anos
Licenciatura em Ciências da Comunicação pela Universidade NOVA de Lisboa (2013) e Mestrado em Gestão pela Universidade Católica do Porto, com Double Degree pela Lancaster University Management School (2015)
A José de Mello Saúde, enquanto empresa líder no setor da saúde privada em Portugal foi, pela natureza da sua atividade, dimensão, cultura de excelência e oportunidades de crescimento profissional a minha primeira escolha para trabalhar, logo após ter concluído um Double Degree em Gestão. Comecei o meu estágio no Hospital Vila Franca de Xira onde tive a oportunidade de conhecer a fundo o funcionamento do hospital bem como todos os desafios que as equipas de gestão enfrentam diariamente. Fui envolvida nos projetos da direção onde fui alocada e foi-me sempre concedida autonomia e sentido de responsabilidade, algo que considero ser muito importante. No segundo período do estágio integrei a equipa da Academia CUF, onde me mantenho, e tem sido fenomenal. Pertenço a uma equipa extremamente dinâmica que confia no meu trabalho e, por isso, envolve-me ativamente em vários projetos que me desafiam e me fazem evoluir rapidamente. Quero ainda destacar que os Trainees são, nesta organização, acolhidos no verdadeiro sentido da palavra. Trabalhamos perto das equipas de gestão de topo com quem temos aprendido muito sobre o setor e a quem podemos transmitir as nossas ideias para criar valor para a empresa e que, em última análise, têm impacto nos cuidados de saúde prestados.

Cheila Madaleno, 23 anos
Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (2015)
“O programa +talento tem sido uma experiência bastante positiva e enriquecedora como primeira experiência profissional pois o seu conceito de rotação por duas áreas diferentes da empresa permitiu-me adquirir e desenvolver competências que não trazia da universidade e explorar possíveis rumos para a minha carreira profissional. A oportunidade única de conhecer a realidade do negócio no terreno, seja o dia-dia num hospital, o contacto com os vários profissionais de saúde, assim como os “bastidores”, desde a sede em Carnaxide ao Contact Center, ofereceu-me uma visão global da empresa e do próprio sector da saúde. De destacar também as duas semanas de integração no início do programa, com as apresentações das diferentes direções corporativas e as visitas às unidades, que permitiram rapidamente conhecer a cultura e a dinâmica da José de Mello Saúde, assim como criar uma grande rede de contactos.”

Gonçalo Casimiro Almeida, 25 anos
Mestrado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2015)
“O Programa +talento da José de Mello Saúde tem sido uma experiência enriquecedora garantindo a integração num grupo de referência na prestação de cuidados de saúde a nível nacional. Ao longo do programa tive a oportunidade de trabalhar com os diversos grupos profissionais intervenientes na atividade de unidades de cuidados de saúde, desde prestadores – como médicos, enfermeiros e auxiliares de ação médica – até aos serviços de suporte e às áreas de gestão/corporativas, administradores e comissão executiva, permitindo absorver conhecimento nas diversas áreas de ação de uma unidade de saúde. Tem sido bastante gratificante pertencer a um grupo em crescimento contínuo e em mutação permanente com diversos desafios, projetos inovadores e disruptivos sempre com o objetivo de fazer mais e melhor. O percurso tornou-se ainda mais gratificante ao ter entrado com um grupo de colegas que com o tempo evoluiu para um grupo de amigos. Ter estado rodeado por profissionais bastante competentes com quem pude aprender bastante sobre o negócio e a indústria exponenciou a oportunidade de crescimento tanto a nível profissional como pessoal.”

Manuel Figueiral, 23 anos
Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (2015)
Apesar de ter escolhido um curso de Engenharia na área da Saúde, sempre tive um gosto especial pelas áreas da gestão e sistemas de informação. Ao terminar o curso, surgiu a oportunidade de integrar o Programa de Trainees da José de Mello Saúde. Sendo a José de Mello Saúde uma empresa dedicada à gestão hospitalar, fez todo o sentido para mim agarrar esta oportunidade. O conceito de job rotation é uma grande mais-valia do programa. Permitiu-me integrar duas Direções Corporativas diferentes no espaço de um ano, tendo assim a oportunidade de conhecer diferentes realidades dentro da empresa. Durante este ano integrei a Direção de Sistemas de Informação e a Direção de Planeamento Estratégico, Controlo de Gestão e Inovação, mais concretamente o Controlo de Gestão. Uma outra componente da diversidade deste programa é a possibilidade de colaborar quer na sede da empresa, quer diretamente nas clínicas e hospitais do grupo. Fomos muito bem recebidos desde o primeiro dia, e tivemos contacto desde cedo com os diretores e colaboradores das várias Direções Corporativas, que nas primeiras semanas do Programa nos apresentaram a atividade das respetivas direções. Ao fim deste ano, faço um balanço bastante positivo da minha experiência na José de Mello Saúde. Sendo esta a minha primeira experiência profissional, fiquei com uma noção totalmente diferente e muito mais completa da estrutura e operação de uma empresa, e mais concretamente, de uma empresa que gere a prestação de cuidados de saúde.

Marta Mendes Pinheiro, 23 anos
Licenciatura em Gestão pelo Instituto Superior de Economia (2014) e Gestão e Mestrado em Supply Chain and Logistics Management pela University of Warwick (2015)
O Programa +talento da José de Mello Saúde tem-se revelado uma experiência muito enriquecedora a nível profissional e pessoal. O job rotation do programa permitiu-me explorar duas áreas bastante diferentes. No primeiro semestre desenvolvi um projeto no Hospital de Vila Franca de Xira, com a Direção de Planeamento Estratégico e com a Direção de Farmácia. Com este projeto consegui desenvolver as minhas capacidades analíticas, conhecer o contexto hospitalar e ter uma visão holística sobre o funcionamento diário de um Hospital. No segundo semestre fiquei na Inovação, onde tenho contato com diversas start-ups, participado em diversos eventos e acompanhado o desenvolvimento de projetos inovadores do grupo, promovendo a inovação pelas diversas unidades hospitalares. Paralelamente a estes projetos, estamos também a desenvolver um projeto com todos os trainees, que nos permite conhecer diversas empresas e departamentos do grupo. Estes projetos tem sido autênticos desafios nesta minha primeira experiência profissional, com a qual tenho aprendido muito, saído da minha zona de conforto, trabalhado em equipa, e crescido enquanto profissional e pessoa.

Inês Vigário, 24 anos
Mestrado Integrado em Bioengenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2014)
A experiência do Programa de Trainees da José de Mello Saúde tem sido bastante desafiante. O programa iniciou-se com duas semanas de integração nas quais tivemos a oportunidade não só de conhecer as funções de cada direção corporativa mas também de aprender sobre o funcionamento de alguns dos hospitais do grupo. Com as primeiras semanas concluí que um dos aspetos mais importantes do grupo é a sua multidisciplinariedade uma vez que cada direção tem as suas especificidades mas articula constantemente com outras de uma forma ímpar. Outro aspeto bastante atrativo, principalmente para pessoas com formações tecnológicas, é a importância dada à inovação e à aplicação de novas ideias fazendo com que nos tenhamos de adaptar rapidamente a novas realidades e formas de pensar. Até agora estive envolvida em projetos em contexto hospitalar (na área da produção e da qualidade clínica) nos quais tenho tido oportunidade de desenvolver competências técnicas e relacionais através do contacto com profissionais dos vários setores da saúde. Tem sido muito positivo poder fazer parte deste programa no qual tenciono continuar a apostar de forma a acrescentar mais valor à organização e com o qual tenciono continuar acompanhar o crescimento do grupo.

João Maria Mello, 25 anos
Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (2014) e Mestrado em Engenharia e Gestão pela Universidade de Greenwich (2015)
Desde setembro que o balanço do programa tem sido positivo e a curva de aprendizagem tem sido sempre a subir. O facto de o programa ser estruturado com base numa rotatividade entre direções, ajuda a ter uma visão geral do grupo e da dimensão e complexidade do negócio, pois joga com vários fatores de difícil gestão. Numa primeira fase, há uma formação num âmbito mais macro - na sede - e numa segunda estamos mais próximo das unidades, onde se aprende a lidar com todo o tipo de emoções. Este modelo tem sido fundamental para a boa compreensão do negócio de saúde, dando-lhe assim humanidade e um racional económico.

Guilherme Meneses, 24 anos
Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (2015)
Na fase de procura de um primeiro emprego defini como prioridade trabalhar numa organização centrada no sector da saúde e que tivesse uma forte componente de formação, rotatividade e desafios constantes, o que me levou a candidatar ao Programa +talento da José de Mello Saúde. A estrutura assente na rotatividade permitiu-me dar o contributo em dois projetos distintos e, por consequência, ter uma visão transversal da empresa e da gestão na área da saúde. O primeiro projeto teve uma forte componente técnica e analista, com o objetivo de desenvolver um simulador de gestão de colaboradores, aliado à eficiência e qualidade dos serviços nos nossos hospitais e clínicas. O segundo projeto permitiu-me ter uma visão “no terreno” e a experiência de gestão de um hospital. O programa não tem como critério alocar os trainees a um projeto necessariamente ligado à sua área de formação, mas sim onde as suas capacidades são melhor exploradas e desenvolvidas, com o principal objetivo de oferecer uma visão global da organização e uma aprendizagem contínua do sector da saúde. A minha experiência neste programa tem sido marcada sobretudo pelas pessoas que conheci -  gestores, enfermeiros, administrativos, médicos - que projetam a cultura e ambição da José de Mello Saúde e que desde cedo me fizeram sentir como parte da equipa.

 

Testemunhos da edição de 2014/2015

Diogo Branco, 25 anos
Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologias (2013)

“O Programa + Talento da José de Mello Saúde tem sido sem dúvida uma experiência muito rica a nível pessoal e profissional, num Grupo ímpar em Portugal e num sector que pelas suas características, é no mínimo muito especial. Ao longo destes meses tive oportunidade de estar inserido em projetos desafiantes de áreas funcionais distintas, onde senti que consegui desenvolver-me sob o ponto de vista técnico e simultaneamente ter um impacto positivo na organização. Mas este percurso foi ainda mais excecional por ter estado sempre acompanhado de pessoas excecionais: operadores de armazém, da rouparia, da farmácia e do contact center, administrativos, auxiliares de ação médica, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, gestores, diretores e administradores com quem privei, procuraram sempre integrar-me da melhor forma, partilhar as suas experiências/conhecimentos e sobretudo, ensinaram-me a vestir a camisola da mesma forma que o fazem. Assim, hoje sinto que faço parte desta grande equipa com valores e muito ambiciosa, que aposta em mim e me oferece um futuro certamente cheio de bastantes oportunidades!”

Eduardo Rebelo de Andrade, 26 anos
Mestrado em Gestão na Nova School of Business and Economics em Lisboa (2014)

“Para mim, foi uma honra ter entrado na José de Mello Saúde. Não posso deixar de salientar a oportunidade que tenho tido de desenvolver competências, tanto técnicas como a nível de soft-skills. Integrar uma empresa com um crescimento tão rápido tem sido um verdadeiro desafio já que vão surgindo muitos projetos inovadores que me permitem não só aprender coisas novas como me fazem sentir que também faço parte desta "obra" e que contribuo ativamente para o crescimento destes projectos. Por estas razões, sinto-me motivado já que sinto que isto não acaba aqui e que vão surgir sempre novas oportunidades e novos desafios dentro da empresa.”