Recursos Humanos

recursos humanos josé de mello saúdeA José de Mello Saúde acredita que a estratégia do seu negócio tem que estar alicerçada numa clara estratégia de desenvolvimento dos seus colaboradores. É esta riqueza humana que, incorporada nas pessoas, traz valor às organizações.

Com o crescimento que se tem verificado nos três últimos anos e com o foco na preocupação com as pessoas, a José de Mello Saúde tem vindo a apostar fortemente na implementação e melhoria constantes das políticas e sistemas de Gestão de Recursos Humanos.

 

Cultura e Valores
A José de Mello Saúde orgulha-se da sua história e identidade e faz questão de as partilhar com cada colaborador que se junta à equipa. O programa de acolhimento de novos colaboradores, os programas de integração, a formação na área comportamental, o Encontro de Quadros, entre outras actividades, têm tido um papel importante no reforço da cultura e valores da José de Mello Saúde. A aposta no futuro constrói-se com a aprendizagem do passado e o investimento no presente.

Gestão do Talento
Tão importante como analisar o negócio, a estratégia comercial, a concorrência ou novos mercados, é analisar o capital humano que a organização detém para fazer face aos desafios, assim como encontrar novas formas de motivar/envolver/reter os melhores colaboradores. O “ Programa +Talento” tem vindo a ser desenvolvido na José de Mello Saúde ao longo dos últimos anos. Este programa permite identificar o potencial dos nossos quadros e profissionais de saúde e as suas expectativas, o que, a par do desempenho, permite traçar planos de desenvolvimento e progressão.  O “Programa + Talento” incluiu também um programa específico de trainees. Sendo uma aposta clara da José de Mello Saúde na atracção de jovens talentosos, este Programa permite a cada trainee conhecer e desenvolver as suas competências com estágios em duas áreas da empresa, em períodos de seis meses. Com este programa, a José de Mello Saúde pretende garantir o presente e preparar o futuro.

Formação
A José de Mello Saúde realiza, em média, anualmente, cerca de 70.000 horas de formação com uma enorme aposta na formação técnica e na formação comportamental. O desenvolvimento e constante actualização das competências técnicas dos seus profissionais é uma das apostas da José de Mello Saúde, reflectida num dos seus Valores: Competência. Por outro lado, consciente de que a diferenciação não se faz unicamente por competência técnica, a José de Mello Saúde investe fortemente na formação comportamental, com o objectivo de estimular nos seus profissionais um comportamento de excelência, humano e que supere as expectativas do cliente.

Avaliação de Desempenho
Com o objectivo de orientar e acompanhar o desempenho dos seus colaboradores, quer no que respeita a comportamentos desejáveis, quer no que se refere a objectivos operacionais e de melhoria, a José de Mello Saúde desenvolve anualmente um processo da avaliação do desempenho, que faz parte integrante da sua cultura, sendo os dois primeiros níveis de quadros da José de Mello Saúde avaliados a 360º. Este processo de avaliação, que pondera a contribuição do próprio, da chefia, dos seus pares e dos seus subordinados, tem-se revelado de extrema importância no desenvolvimento de cada um, pois permite identificar as áreas de melhoria, vistas por diferentes “olhares”.

Estágios
A José de Mello Saúde acredita que a proximidade com o ensino é factor essencial para a formação de profissionais completos e competentes. Desta forma, é com enorme gosto que abre as suas portas a estágios nas mais diversas áreas de formação. Num total de 2.359 estágios e internatos realizados em 2011, os estagiários na área da Medicina representaram 55,5%, distribuídos entre estudantes e internos, seguindo-se os estágios de Enfermagem, com 31%.